terça-feira, 22 de julho de 2014

ANTIGO ANCIÃO DA CCA FALA SOBRE O FUTURO DA CCB JANDIRA

A Paz de Deus, Irmãos.
O nosso Irmão Hélio Silva, antigo Ancião da Congregação Cristã Apostólica (dissidência da CCB Ministério do Brás), comenta de maneira didática o surgimento da CCB Jandira - “Congregação Cristã Ministério de Jandira” - e o futuro de algumas dissidências da CCB Brás.
Apreciem a leitura:
 



Irmãos,
Analisando bem é mesmo incrível a forma como a CCB se manteve na mesma liturgia durante décadas!!!
Creio que foi uma boa prática a CCB não absorver o mundo Gospel, só não foi boa a prática de se isolar e se auto denominar “o único povo de Deus”, isso ao meu ver é inaceitável.
Em estudos sobre o assunto, autores afirmam que, em breve, movimentos tradicionais como o da CCB serão os mais procurados - legal, também penso assim; devido ao excesso de modernismo nos cultos das demais igrejas evangélicas, o povo voltará a procurar o sistema clássico, como o da CCB. 
O fato da CCB ter conservado a mesma liturgia durante todo este tempo foi incrível e vejo como uma boa opção, mas ela deveria ter evoluído em sua evangelização e na instrução de jovens e adultos com palestras e outros recursos disponíveis - infelizmente penso que não há interesse dos “velhinhos” em nada disso, afinal as famílias deles já estão "salvas".
Novas Opções:
Infelizmente, para minha tristeza as dissidências da CCB tem se comportado primitivamente tendo como conseqüência um desenvolvimento pouco significativo.
Na minha opinião a CCA foi uma das dissidências que prometia um bom desenvolvimento, porém seu crescimento foi adiado por diversos conflitos internos resultando na CCA-MR; convém lembrar que esta mudança de nome não gerou as transformações e nem o crescimento esperados.
A CCB Jandira, que tem como MOTIVO DE EXISTÊNCIA algo totalmente diferente da CCA, inicialmente, utilizando o nome "CONGREGAÇÃO CRISTÃ NO BRASIL" e, após decisão judicial, passando a chamar-se "CONGREGAÇÃO CRISTÃ", inclusive mudando as fachadas de seus templos da cor cinza para a cor palha, tem se desenvolvido com notável rapidez.
Congregação Cristã Ministério de JandiraEste movimento (CCB Jandira) surgiu - apesar de não haver nenhum comentário a respeito por parte da direção -  de uma tentativa de fusão do grupo de Jandira (ainda, sem nome) com a CCA; na oportunidade, houve uma reunião na Baixada Santista, porém, após uma conversa com os Irmãos, este fraco servo (Ancião da CCA, na época)   indicou a AMCCB (Associação dos Membros da Congregação Cristã no Brasil), com sede na Armênia, e  após um acordo firmado entre o Grupo do Irmão Trevisan e a AMCCB outros grupos, como o de São Carlos, foram associando-se e hoje temos a Congregação Cristã Ministério de Jandira que conhecemos; fico contente que pelo menos uma vez na vida eu acertei, rsrsrsrsrs.
Fiquei sabendo que houve uma tentativa frustrada de fusão da CCA com a Congregação Cristã Ministério de Jandira (CC Jandira), mas acredito ser inevitável não uma fusão  mas uma aglutinação da CCA pela CC Jandira; devido ao fato da CCA ter perdido alguns de seus Ministros para sua co-irmã,  esta aglutinação será inevitável - acredito que o único grupo que não participará, integralmente, deste evento será a CCA de Goiás, esta desenvolveu práticas próprias de culto e, possivelmente, ficará de fora, mas isso e só suposição.
Acredito que se a CC Jandira conseguir reunir pequenos movimentos se tornará a maior dissidência da CCB já visto. Não é exatamente o movimento que eu esperava, mas se instalarem uma igreja por aqui na zona SUL de Sampa (acho difícil, pois isso aqui é um deserto!!!), com certeza, eu vou congregar e ajudar no que for preciso.

Nenhum comentário: