domingo, 29 de abril de 2012

POLITICOS NO PULPITO DA CCB

Aconteceu na Congregação Cristã de Jacarezinho, Paraná. O prédio da CCB, que existe desde 1955, passou por uma grande reforma, que durou cinco anos.

Para o culto de reinauguração, foram convidados a prefeita municipal Valentina Helena de Andrade Toneti, o vice-prefeito José Roberto Rocha e diversas autoridades, entre eles os vereadores Wilson Ferreira e Ricardo Toneti.

Mais de 500 fiéis compareceram ao culto especial, segundo noticiado no site oficial do município. Além das informações referentes à reforma e da apresentação dos números, o ancião Antenor do Amaral destacou o trabalho voluntário dos irmãos, que tornaram possível a conclusão daquela reforma; explicou sobre o funcionamento da Congregação onde não há cobrança de dízimo e nem obrigatoriedade em contribuir, fazendo o convite para quem quizer conhecer mais a igreja ou tornar-se membro.
O que chama atenção nesta notícia é que foi dado liberdade para a prefeita Tina Toneti subir ao púlpito e proferir algumas palavras. Este ato contraria os ensinamentos antigos da CCB, como este de 1965.

- CIRCULARES E CONVITES - ABERTURAS E BANQUETES

Tem chegado até nós circulares sobre muitos assuntos, de diversos lugares. Isto não é cousa boa. ....As aglomerações não trazem proveito para a irmandade. Não convém também convidarmos políticos ou autoridades para o dia da abertura. Geralmente estes desejam se manifestar e temos que negar. Compete aos irmãos do Ministério advertirem a irmandade para não estarem a convidar este ou aquele.(...)

A prefeita ressaltou a força de vontade dos fiéis em levantar esta reforma com as próprias mãos. “A Congregação Cristã é uma igreja muito tradicional e importante em nossa cidade, abrangendo outros dois municípios em sua área de atuação. Todas as manifestações legítimas de fé tem valor essencial para Jacarezinho. O templo ficou belíssimo”.

Na fala da prefeita, nota-se que ela foi imparcial, ou seja, apesar de elogiar o trabalho dos irmãos, disse: todas as manifestações legítimas de fé tem valor essencial para o município. Ela disse isso, como autoridade, reconhecendo o valor das demais igrejas do município, não apenas da CCB.

Há irmãos indignados com este fato, dizendo que o ministério perdeu a noção do que seja a obra de Deus, mas, na minha opinião, é um fato isolado e não reflete uma mudança de atitude da CCB quanto a políticos. Também não vejo motivo para relacionar o fato da prefeita falar, com a proibição das irmãs tocarem instrumentos, afinal, este não é um assunto local.

Sabemos que políticos gostam de trabalhar a imagem, estando em permanente campanha. O problema é o uso político que se poderá fazer, deste evento,  no futuro,  para angariar votos. Não acho bom ceder o púlpito para político discursar.

Há uma outra questão por trás dessa estranheza em ver alguma autoridade falar no púlpito, que é a sacralização do espaço de culto. Muitos irmãos consideram o púlpito local santo, mas não é, e poderíamos ouvir em momentos oportunos, médicos e especialistas em determinados assuntos, falando no púlpito e trazendo esclarecimentos úteis à irmandade

fonte:comumccb

13 comentários:

SOLDADO CRISTÃO disse...

Não é fato isolado não, em SÃO CARLOS o prefeito também foi, politicos foram, só não subiram no pulpito

veja:

FONTE: PREFEITURA DE SÃO CARLOS

http://www.saocarlos.sp.gov.br/index.php/noticias/2011/158960-barba-participa-de-abertura-da-congregacao-crista-no-brasil.html

Anônimo disse...

amados em cristo vamos seguer cristo e deixar a politica na rua que as visita seja bem vinda mas no ceu lugar
deus seja louvado
paz de deus amados

Anônimo disse...

Meu Deus, a politica começou no céu,qnd Lucifer corrompeu os anjos de Deus, e por isso oi lançado p/ terra, ele veio para rodear a terra e passear por ela, mais dentro da ccb é pizar no ensinamento e sapatear na palavra Deus.

julianol disse...

Que absurdo, mulher no pulpito? sem véu? que respeito com Deus, acho que ela fez isso para afrontar a Deus.

Unknown disse...

julianol,vc deve esta e doidão rsrsrs ela nao quis confrontar deus nem um,foram o ministério que perderam a razao o convidando(que nao devia) por mim ministério todo mandava para o lixo.

Anônimo disse...

É caros irmãos, já se estão chegando o tempo do fim, o que era diferente na nossa casa, agora esta se tornando igual, Cheguei a conclusao que isto tem de acontecer, para separar mais ainda o joio do trigo.

Unknown disse...

A política dentro da igreja desde sempre. Quando um líder foi levantado se estabeleceu um jogo político. Havia os que eram a favor e os que eram contra. Isso é política. Saul foi levantado tão. Perdeu o trono entes de perder a vida, quando o profeta Samuel ungiu Davi rei em Israel.mas antes dos Reis ja havia política pois havia juízes que julgavam. Hoje entendo que não é bom interromper o culto a Deus para políticos usarem o púlpito, mas depois de finalizar o culto não vejo problema em dar espaço na tribuna para um político, porque depois de finalizado o culto fica pra ouvir quem quiser e quem não quiser pode se retirar. É minha opinião.

Unknown disse...

A política dentro da igreja desde sempre. Quando um líder foi levantado se estabeleceu um jogo político. Havia os que eram a favor e os que eram contra. Isso é política. Saul foi levantado tão. Perdeu o trono entes de perder a vida, quando o profeta Samuel ungiu Davi rei em Israel.mas antes dos Reis ja havia política pois havia juízes que julgavam. Hoje entendo que não é bom interromper o culto a Deus para políticos usarem o púlpito, mas depois de finalizar o culto não vejo problema em dar espaço na tribuna para um político, porque depois de finalizado o culto fica pra ouvir quem quiser e quem não quiser pode se retirar. É minha opinião.

Anônimo disse...

Este Internauta é batizado em 1949 pelas mãos abençoadas do saudoso irmão ANCIÃO ANTONIO PORTO da cidade de TORRINHA na região da cidade de BAURU SP.
Quando com a idade de dezesseis anos.Hoje com 83
Tendo tomado conhecimento do ato realizado no recinto da CCB de JACAREZINHO PR com a presença honrada de autoridades da CIDADE: Prefeita e outros convidados, ouso, pela livre manifestação do pensamento sustentar:
Ninguém pode ser impedido de receber CONVITE em lugar aberto ao PÚBLICO no BRASIL
Especialmente quando o ato é religioso.
SENDO ASSIM:
Quem é contra o convite efetivado não conhece a legislação maior brasileira, instituída pela CONSTITUIÇÃO DE 1.988
DENIGRIR
A imagem do ANCIÃO e de outros do ministério da CCB oficializado naquele dia é hostilizar a própria IMAGEM do SENHOR DA VERDADE, do AMOR e LIBERDADE de IR e VIR aos CULTOS...
POR ISTO
Aos contrários que leiam o EVANGELHO e tenham conhecimento da PALAVRA do SEMEADOR
TAMBÉM:
Do Livro de SALMOS capitulo 133...
Glorias ao DEUS TODO PODEROSO por todas as nações no mundo
JOÃO RIBEIRO PADILHA
São Paulo Capital
Sem Ministério na CCB
28 de abril de 2016 quinta feira as 11h15


carla disse...

em Bela Vista Do Paraiso PR teve um fato semelhante a esse mas o anciâo nâo permitiu subir no pulpito o prefeito teve que falar no lugar de testemunhas

Anônimo disse...

A Paz de Deus irmãos, no meu entender foi convidado autoridades da cidade para conhecer a Obra, e aprefeita deve ter pedido para falar algumas coisas, elogios, parabenizar, etc. eu não tava lá, mas tenho certesa que ela não falou nada de politica e nem seria boba. Tambem não pregou. Além do mais não era culto. Não deixemos o adversário tentar nos confundir, Fato.

CCB SEM REFORMA disse...

A PAZ DE DEUS A TODOS
SOU DA CCB SEM REFORMA VARIOS VIDEOS NO YOUTUBE SE INSCREVA .
O ASSUNTO DESSA MATERIA POSTADA -MINHA OPINIÃO NÃO É PROIBIDO UMA AUTORIDADE SUBIR AO PULPITO DESDE QUE ELA SUBA DEPOIS DO CULTO - PORQUE QUANDO SE ABRE UM CULTO EM NOME DO SENHOR JESUS - ESTE CULTO E CULTUADO EM ADORAÇAO SÓ A DEUS E NÃO MAIS OUTROS ASSUNTOS -
PODERIA DEPOIS DE ENCERRADO O CULTO TER DADO A PALAVRA PARA PREFEITA.

DEUS ABENÇOE A TODOS .

Unknown disse...

PAZ DE DEUS À TODOS, NÂO SÓ NO PÚLPITO MAS EM TODO INTERIOR DA CASA DE ORAÇÃO. O SENHOR JESUS DISSE: A MINHA CASA SERÁ CHAMADA CASA DE ORAÇÃO. MAS VÓS A TENDES CONVERTIDO EM CÓVIL DE LADRÕES.